Tumor Filoide

Você já ouviu falar sobre o Tumor Filoide da Mama?

É um raro tumor da mama, por isso, pode não receber a atenção e o cuidado adequado levando a prejuízo para um tratamento eficaz numa fase inicial. Pode ser benigno, intermediário (borderline) ou maligno.                                                                                                                                             

 

Os sinais aos quais as pacientes devem estar atentas e que podem denunciar a existência de um tumor filoide da mama são:

1. nódulo palpável na mama (lembrar que também pode representar um câncer de mama).

2. crescimento rápido.

3. tamanho maior que 3,0 cm.

4. imagem da ultrassonografia que sugere fibroadenoma de mama (o tipo de nódulo benigno mais comum da mama feminina), exceto pelo tamanho maior e/ou crescimento rápido.                           

  

Diante da suspeita de se estar diante de um tumor filoide de mama, uma biópsia deve ser providenciada. O tipo de biópsia a ser realizado para cada situação, é muito importante e será mais bem definido por um médico especialista.                                                                                             

 

Se confirmado o diagnóstico de tumor filoide, o tratamento cirúrgico visando a retirada de toda a lesão obtendo uma margem de segurança de 1,0 cm é importante.                                                     

 

A cirurgia deste tipo de lesão não implica na necessidade de abordagem da axila, como ocorre para outros tipos de tumor da mama. A radioterapia complementar poderá ser indicada em alguns casos após a cirurgia. A quimioterapia não tem indicação no tratamento do tumor filoide restrito à mama. Em caso de dúvida sobre a forma de conduzir o diagnóstico e o tratamento, sempre procure a ajuda de um médico especialista em mastologia.                                                                                           

  

Bibliografia consultada:

1. National Comprehensive Cancer Network. The NCCN Guidelines. Version 4.2017, 07/02/2018

2. Richard J. Barth Jr et al. A Prospective Multi-Institutional Study of Adjuvant Radiotherapy After Ressection of Malignant Phyllodes Tumors. Ann Surg Oncol 2009 August.


Este site segue os princípios do Código de Ética Médica Brasileiro.

Responsável Técnico: Rodrigo Motta de Carvalho – CRM 52.53452-7